Na quinta-feira (27/10) foi comemorado em Maricá o dia Municipal de Combate e Prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).
E com a chegada dessa data, realizou-se o desenvolvimento de uma linha de cuidados voltada à doença, que estabelece protocolos para identificar as ocorrências e otimizar o atendimento aos pacientes.
A apresentação do novo protocolo ocorreu na terça-feira (25/10), realizada no HMDECG com a sua diretoria, junto com as direções do Conde, Upa de Inoã, Santa Rita e SAMU. Com o objetivo de implementar o projeto Angels, uma iniciativa Internacional da Boehringer Ingelheim que apoia instituições e profissionais de saúde na melhoria do atendimento aos casos de AVC.

Com essa nova linha de cuidados, será melhorado o acesso da população que sofre dessa condição, titulada como 2ª maior causa de morte no mundo e no Brasil. Com o objetivo de tornar mais uma vez a nossa instituição 100% referenciada em mais uma linha de cuidado. O tratamento acontecerá no HMDECG e as outras unidades que compõe a rede de urgência e emergência irão fornecer o paciente para realizar o tratamento, através do sistema vaga 0, sendo o sistema de maior urgência.
Para Alessandro Alencar, consultor científico da iniciativa Angels, ‘‘Chegamos em Maricá e estamos tendo a oportunidade de mudar a realidade epidemiológica de uma doença que tanto aflige a nossa sociedade adotando essa linha de cuidado, isso é muito significativo, estamos dando um passo à frente, ainda mais com a estrutura que temos no CHE.’’ ressalta.

Juliana Nogueira, subsecretária da rede de urgência e emergência, reforça a importância desse acontecimento. ‘’É um marco importantíssimo a implementação desse projeto para o Município, ampliando o acesso das pessoas que sofrem dessa doença súbita. Buscamos mudar a realidade, pois essa é uma das doenças que mais mata e incapacita o cidadão, então o impacto que isso tem dentro da sociedade é muito grande.’’ finaliza a subsecretária.
-Assessoria de Comunicação HMDECG