O quarto dia de atividades da SIPAT teve como foco os acidentes de trabalho.
Acidente de trabalho é o que ocorre com o trabalhador no exercício de suas atividades a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.
Foram abordadas as questões organizacionais sendo imprescindível o reconhecimento dos direitos e responsabilidades, gerando qualidade de vida para as pessoas e bem-estar, demonstrando a importância de se manter o padrão de saúde com qualidade no trabalho e fazendo o entendimento sobre o que é necessário em relação à prevenção de acidentes.

Segundo Dr. André Oliveira, palestrante e médico do trabalho, ‘’A SIPAT é fundamental, pois aborda uma questão cultural sobre a segurança no trabalho, aprofundando o conhecimento para garantir qualidade de vida. Nós estamos aqui não só para servir a empresa, mas sim servir a vida, e o funcionário faz parte da nossa meta, esse é o nosso compromisso.’’ afirmou o palestrante.
Para Artur Torres, engenheiro de segurança do trabalho que acompanhou a palestra, o tema acidente do trabalho veio elucidar qualquer tipo de dúvidas ou receios que o funcionário tenha em atuar, evitando que cometa algum erro ao trabalho. Junto com a temática referente ao acidente com foco na parte médica, foi ressaltado todo o trabalho que o SESMT vem realizando desde 2020.

“Essa é a 3ª SIPAT e já é um diferencial, todos estão comprometidos. Todos os CIPEIROS estão envolvidos e fazendo um belo trabalho,’’ concluiu Artur.
No 5º dia da SIPAT contaremos com o tema “Ginástica Laboral e Dança”, incentivando que todos se exercitem e se cuidem, em prol da saúde mental.
-Assessoria de Comunicação HMDECG