O Hospital Da Mulher Mariska Ribeiro comemorou nesta terça-feira, dia 23 de julho, seu sétimo aniversário. Em 28 de junho de 2012 o Hospital foi inaugurado, no coração de Bangu, com atendimento de qualidade para as mulheres/gestantes da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0049.jpg)
No evento, Dra. Laura Osthoff, Diretora Geral da Unidade, fez a abertura e moderou uma mesa redonda que tratou o tema: “Hospital da Mulher Mariska Ribeiro: Análise de desempenho dos primeiros sete anos”. A mesa foi composta pelos chefes dos serviços médicos da unidade – Dr. Luiz Guilherme Pessoa – Chefe da Obstetrícia, Dr. Marcelo Mendes – Chefe da Pediatria, Dr. Virgílio Parreira – Sub-chefe da Ginecologia – pela Diretora de Enfermagem Enf. Marcella Pereira, pelo Coordenador de Urgências e Emergências da Ap 5.1 Dr. Marcelo Regly e teve a participação especial do Vereador Marcelino D’Almeida e do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 Sr. Ludugério Antonio da Silva.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0059-1.jpg)
Logo após a abertura, Dr. Marcelo Regly foi o primeiro a saudar nossos participantes, seguido pelo Vereador Marcelino e Sr. Ludugério Silva.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0044.jpg)
Dr. Luiz Guilherme, foi o primeiro a palestrar sobre o desempenho da obstetrícia da unidade nos primeiros sete anos de serviço. Trouxe dados estatísticos que demonstram a importância do serviço prestado pelo HMMR para o Município do Rio de Janeiro, especialmente para população local, e o crescimento contínuo no número de atendimentos. Tratou também sobre mortalidade materna, as principais causas, os sinais que precisam de maior atenção dos profissionais das unidades básicas e hospitalares. E finalizou com a importância da empatia no cuidado com o paciente: “O paciente não é apenas um paciente, mas o amor de alguém”, disse.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0073.jpg)
Enf. Marcella explanou sobre toda a extensão do corpo de enfermagem na unidade, seu “reconhecimento enquanto equipe e reconhecimento social”. Relatou os desafios vencidos a partir da inauguração da unidade, os processos elaborados e vivenciados para alcançar o amadurecimento e autoconhecimento da equipe. Tratou a valorização e reconhecimento do profissional de enfermagem e das equipes. Citou alguns setores onde a enfermagem é coprotagonista como CPN com a Enfermagem Obstétrica, o Complexo Neo com a Enfermagem Neonatal e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Para encerrar emocionou a todos com a frase “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0082.jpg)
O setor de ginecologia da unidade foi apresentado pelo Dr. Virgílio Parreira. Que de maneira muito carinhosa apresentou a equipe com quem atua no HMMR, Chefiada pelo Dr. Érico Lustosa, que infelizmente não pode comparecer ao evento. Esclareceu sobre as estruturas ambulatoriais e de internação e seus principais serviços. Também quantificou os atendimentos realizados nos últimos dois anos, período em que Dr. Érico e ele participam da equipe. Seu encerramento foi descrevendo possíveis perspectivas futuras e seus sonhos para o setor. Sonhos esses que fariam com que o serviço de ginecologia pudesse ser realizado com mais abrangência e que permitiriam a unidade receber casos de maior complexidade.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0085.jpg)
A análise do Serviço de Pediatria ficou por conta do Dr. Marcelo Mendes. Ele relata que está na chefia do serviço há alguns meses e cita Dra. Maria Lúcia de Barros de Medeiros, com quem trabalha desde a inauguração do HMMR. Dra. Maria Lucia chefiou o serviço desde a inauguração da unidade e hoje atua como Presidente do Centro de Estudos. A composição do Complexo que engloba UTI, UI e Canguru e sua multidisciplinaridade é detalhada no início de sua apresentação.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0093.jpg)
Assim como seu organograma, as especialidades médicas auxiliares aos diagnósticos e tratamentos dos recém-nascidos de risco atendidos pelo setor. Os gráficos o auxiliaram a tornar mais claro para o entendimento do público participante quanto aos números totais de atendimento, permanência durante o período de internação e seu crescimento no decorrer destes sete anos. Dr. Marcelo fecha sua apresentação descrevendo o NAIRR, Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-Nascido de Risco, que atende no ambulatório bebês que após a alta da UTI/UI precisam de acompanhamento e tratamento especializado para seu melhor crescimento e desenvolvimento.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0102.jpg)
Após às análises de desempenho dos chefes de serviço, Dra. Laura convida a todos os palestrantes e participantes especiais que se assentem à mesa para que façam suas considerações finais. Convida também ao Diretor Presidente do CEP28, Marcos Pereira, que traga algumas palavras de saudação aos participantes.
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0109.jpg)
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0112.jpg)
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0098.jpg)
![](https://www.novocepp.com.br/wp-content/uploads/2019/07/DSC_0115.jpg)
Reportagem: Cláudia Rodrigues – Deptº de Comunicação & Compliance.