A Organização Mundial de Saúde estima em 134 milhões o número de incidentes com dano associados ao cuidado de saúde nos países de baixa e média renda, em grande parte evitáveis, provocando 2,6 milhões de óbitos anualmente no mundo.
Reconhecendo a segurança do paciente como assunto relevante na promoção, prevenção e assistência à saúde, o Brasil conta desde 2013 com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado para melhorar o cuidado com pacientes e profissionais nas unidades de saúde do Brasil. O tema é de grande importância aqui e em todo o mundo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data 17 de setembro como o Dia Mundial de Segurança do Paciente.
A celebração da data possibilita que todas as unidades hospitalares desenvolvam ações que reforcem a segurança do paciente no ambiente de assistência à saúde.
Aqui no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, trabalhamos para alcançar e garantir a segurança dos pacientes através de ações com o envolvimento e engajamento dos profissionais. Ações como: monitoramento dos dados notificados, elaboração de materiais, revisão de protocolos e encontros com profissionais são realizados na instituição e permitem a implementação de melhorias.
O HMMR, no do 2º semestre de 2020, iniciou uma programação voltada a todos os profissionais da instituição com intuito de estimular e discutir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Ações do Projeto de Segurança do Paciente HMMR
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Monitoramento dos dados:
Para marcar a data, no dia 17 de setembro de 2020, os profissionais do HMMR passam a contar com um novo modelo de notificação de eventos adversos. A mudança principal se dá com a substituição do formulário físico em papel, que eram depositados na urna, para o formulário online. A partir de cartazes com um QRcode, o profissional irá acessar o FORMULÁRIO DE NOTIFICAÇÃO, que ganha um upgrade com uma nova ferramenta: o FORMULÁRIO DE QUEIXA TÉCNICA.
O Formulário Interno de Notificação tem como objetivo receber notificações de incidentes e eventos adversos, enquanto o Questionário de Ocorrências de Queixas Técnicas (QT) é relacionado ao uso de produtos e materiais sob serviços vigilância. As notificações serão recebidas em tempo real pelo Núcleo de Vigilância e Segurança do Paciente, dando maior agilidade e precisão na resolução dos eventos adversos e gerando relatórios.
2. Materiais
O uso das pulseiras de identificação foi ampliado para as pacientes do ambulatório com a cor rosa, assim como as pacientes do Acolhimento e Internação já faziam uso na cor branca. Além disso, os acompanhantes da UTI neonatal passarão a utilizar a pulseira preta como fonte identificadora para acesso e permanência no setor.
A ampla divulgação sobre o uso das pulseiras está sendo feita a partir de cartazes distribuídos pela unidade e pelos grupos de trabalho de forma virtual.
3. Encontros com Profissionais
Os encontros com profissionais estão sendo coordenados pelo Núcleo, apoiado pelo Centro de Estudos, com eventos de sensibilização e aplicação das 6 metas de Segurança do Paciente para fornecer estratégias e ferramentas do trabalho em equipe.
Na segunda quinzena de julho o encontro trouxe a meta IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE, incluindo a atualização do protocolo.
MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE é a próxima meta a ser tratada nos encontros, integrandos os mesmos no processo de organização, tomada de decisão e participação colaborativa.
Saiba como contribuir para a segurança do paciente
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Se você ou um ente querido é um paciente, envolva-se ativamente em seus próprios cuidados
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Comunique aos profissionais em caso de sentir-se mal após o uso de medicamentos
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Informe aos profissionais em caso de alergias
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Evite quedas: peça ajuda se sentir mal-estar
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Faça perguntas para estar ciente sobre sua condição de saúde e tratamento
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Visitas e acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar no paciente
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Confirme sempre o nome do paciente antes de cada procedimento
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Lave as mãos antes e depois de tocar o paciente
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Profissional de saúde, envolva os pacientes como parceiros sob seus cuidados. Encoraje as notificações sem culpas e aprenda com os erros.
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Gestor, invista na segurança do paciente e faça dela a sua prioridade
Texto: Maria Eduarda Lannes e Claudia Gomes