O evento foi coordenado pela Dra. Nicole Gianini, Coordenadora da CT de Neonatologia SMS. Apresentado pelo Dr. Gustavo Magalhães, Gerente da AIDS, teve participação da Dra Girleide Gerente de Hepatites Virais da SMS e outros membros . Houve participação de representantes de outras maternidades da rede municipal de saúde.

Do HMMR, estavam presentes o Diretor Geral da Unidade, Dr João Carlos Arieira, o Diretor Médico Dr Luiz Guilherme, a Coordenadora Médica do Complexo Neonatal Dra Maria Cristina e o Sub Coordenador Dr Marcos e a Presidente do Centro de Estudos Dra Maria Lúcia. As equipes médicas e de enfermagem estavam representadas por suas Chefias, Gerências e profissionais da assistência.
A atualização traz luz às mudanças nas normas técnicas que dispõe sobre recomendações de diagnósticos precoce e o esquema de tratamentos a serem realizados em crianças vivendo com HIV. A profilaxia imediatamente após o nascimento pode diminuir o risco que o bebê venha a ser infectado pelo vírus e/ou permitir que ele venha a ser tratado desde muito cedo.

A transmissão vertical do HIV ocorre através da passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito ou a amamentação.
O evento marca a abertura do Dezembro Vermelho, “campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.”

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis