
CONTRATOS DE GESTÃO:
-
- SMS/RJ Nº 003/2012
- SMS/RJ Nº 001/2017
PERÍODO DA GESTÃO:
Início em março de 2017 e término da vigência previsto em setembro de 2021, 04 (quatro) anos e 5 (cinco) meses até o momento. Totalizando mais de 09 (nove) anos e 5 (cinco) meses para os dois contratos de gestão.
O CEPP responsável pela gestão, operacionalização e gerenciamento do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, desde Março de 2012 pela data de assinatura do contrato e início de implantação, sendo a inauguração da unidade em Julho de 2012, estando a mesma totalmente operacional até a presente data.
O CEPP teve a oportunidade de se sagrar vencedor do Chamamento Público relativo ao Contrato de Gestão nº 001/2017, permanecendo responsável pela gestão, operacionalização e gerenciamento do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, desde março de 2017 até a presente data.
O HOSPITAL:
A Unidade de saúde, é hospital especializado em saúde da mulher com serviços de obstetrícia, neonatologia e ginecologia cirúrgica e diagnóstica, de médio porte e média complexidade e grande volume de atendimentos.

ESTRUTURA GERENCIADA:
- 72 leitos de Obstetrícia;
- 9 leitos de Ginecologia;
- 8 leitos de Hospital dia;
- 10 leitos de UTIN;
- 11 leitos de UCINCo;
- 4 leitos de UCINCa;
- 10 salas ambulatoriais;
- 2 salas de ultrassonografia;
- Serviço de Vídeo-histeroscopia;
- Serviço de Colposcopia
- 2 salas de radiologia, incluindo um 1 Mamógrafo DR;
- Serviço de ultrassonografia e ecocardiografia neonatal;
- NAIRR – Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-nascido de Risco composto de:
- Pediatria/Follow up
- Fisioterapia
- Terapia Ocupacional
- Centro de Parto Normal intrahospitalar com:
- 7 salas PPPs
- 1 espaço de relaxamento
- 4 leitos de apoio clínico
- Centro Cirúrgico com:
- 3 salas cirúrgicas;
- 6 leitos de RPA.
- Casa da Puérpera com 6 vagas.
- Emergência Obstétrica composta de:
- 2 postos de acolhimento e classificação de risco;
- 2 salas de atendimento médico;
- 3 leitos de suporte;
- Área de apoio diagnóstico.
- Serviços de apoio técnico e clínico.

MÉDIA MENSAL DE ATENDIMENTOS:
- 100 atendimentos médios de emergência Obstétrica;
- 400 agendas de atendimento ambulatoriais mensais, incluindo remarcações, retornos e tratamento continuado;
- 600 internações obstétricas;
- Média de 450 partos (cerca de 33% de partos cesarianas);
- 55 Internações em complexo Neonatal (UTIN, UCINCo, UCINCa) por mês;
- 000 exames de Ultrassonografia (Ginecologia e Obstetrícia);
- 500 Exames de Mamografia;
- Mastologia e USG complementar;
- Cerca de 85 cirurgias ginecológicas mensais; e
- 260 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

EDUCAÇÃO CONTUNUADA:
Residência:
- Programa de residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro.
O Hospital da Mulher inaugurado em junho de 2012, teve aprovado em final de 2013 sua requisição para realizar a RESIDÊNCIA MÉDICA pelo programa Nacional do MEC. O trabalho realizado engloba atividades assistenciais (práticas) e didáticas (teóricas) segundo o programa preconizado pela Comissão Nacional de Residência Médica. Após avaliações formais e avaliações práticas, recebemos autorização para iniciar as atividades em Janeiro de 2014.

O objetivo é formar em nível de excelência, profissionais com habilidades e como especialistas na área. A capacitação dos residentes é feito através da ótica da Humanização do Serviço prestado à Mulher. As atividades são divididas em 60 horas semanais segundo o quadro abaixo em sistema de rodízio, atendendo as orientações do COREME.
- Programa em residência de enfermagem obstétrica do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro:
O Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica (PRONAENF), tem como objetivo formar enfermeiros obstetras para serem inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), nas regiões que aderiram à estratégia Rede Cegonha. Os profissionais vão atuar desde o pré-natal e parto até o nascimento e pós-parto, dentro do preconizado pela Rede Cegonha.

A estratégia visa intensificar a assistência integral à saúde das mulheres e crianças, do planejamento reprodutivo – passando pela confirmação da gravidez, parto, puerpério – até o segundo ano de vida do filho. “Esta ação contribui para a qualificação da Rede Cegonha, pois capacita os enfermeiros a prestarem um serviço humanizado e de qualidade à criança e à mulher”, segundo o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Por iniciativa, definição estratégica e financiamento da Rede Cegonha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ) ampliou o Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica e o número de vagas na Cidade do Rio de Janeiro.
O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro tem como Missão e Valores institucionais, a assistência humanizada e integral à saúde da mulher e da criança, com excelência e a produção de conhecimento de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da mulher, muito se orgulha em participar, contribuir e reforçar a parceria já selada com as Instituições formadoras e científicas da Enfermagem e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Estágios:
A partir de 2019, através do Centro de Estudos Professor Alkindar Soares Pereira do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, a unidade passa a atender estagiários de diversas especialidades.
- Em julho de 2019 é campo prático de estágio para aproximadamente de 50 estagiários de Enfermagem de universidades particulares da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir de convênio firmado entre as instituições de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde
- No início de 2020 a unidade recebe a primeira estagiária em Serviço Social da SMS
- No segundo semestre de 2020 a unidade se torna campo prático de estágio para estagiárias bolsistas da SMS em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia