Restauração da Fazenda Santa Mônica

    Recuperação de telhado, barroteamento de piso e instalações elétricas que eliminou o estado de risco. Nesta primeira etapa houve ainda uma pesquisa histórica para o levantamento documental, fotográfico e iconográfico, visando identificar a construção tal qual ela era no séc XIX. Assim como uma pesquisa de potencial arqueológico, visando a identificação de senzalas, […]

Pesquisas de Métodos anticoncepcionais

Em meados dos anos 90 o CEP28 e seus pesquisadores participavam de campanhas de esclarecimento à sociedade sobre as inúmeras alternativas concepcionais já existentes, como laqueadura de trompas, vasectomia, camisinha, pílula, DIU e diafragma. Quem deveria ser o responsável pelo planejamento familiar? Qual o anticoncepcional ideal?

Anticoncepcionais x Trombose

O CEP28 realiza estudos e pesquisas relacionados com os riscos de alguns medicamentos anticoncepcionais contendo desogestrel e gestodene aumentarem as chances de uma mulher sofrer trombose.

CP28 cria o 1º Curso de Mestrado fora do ambiente acadêmico do país

O Conselho Federal de Educação autoriza a instalação do curso de mestrado da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro, dirigido por Alkindar Soares e que seria o primeiro Curso de Mestrado do país a funcionar fora do ambiente acadêmico e administrativo de uma faculdade de medicina.  

I Congresso Brasileiro de Climatério

O CEP28, através do dr. Alkindar Soares, participou ativamente da organização do I Congresso Brasileiro de Climatério, realizado de 12 a 15 de junho no Hotel Nacional no Rio de Janeiro, quando se discutiu a importância da medicina preventiva na assistência à mulher climatérica (na época da Menopausa). O congresso foi fruto de anos de […]

Aborto Seletivo

    Membros do CEP28 eram consultados pelo O Globo na década de 90 para opinar sobre casos polêmicos relacionados com abortos terapêuticos e seletivos.  

Tensão pré-menstrual

    A influência das alterações químicas do organismo no estado emocional das mulheres na fase pré-menstrual. Por dr. Alkindar Soares.